sábado, maio 05, 2007

PROPAGANDA

Não é difícil perceber como funciona a propaganda. A propaganda apela aos teus instintos mais básicos, aparentemente faz apelo à racionalidade, mas não, apela às nossas emoções mais primitivas. E há uma boa razão para isso, a percepção viaja primeiro pela parte emocional do cérebro, só depois viaja pelo lado racional. Especificamente, apela a três coisas: emoção, tribalismo e narcisismo.
O homem que revolucionou a propaganda chamava-se Edward L. Bernays (sobrinho de Freud)
Ele escreve em 1928 "A manipulação consciente e inteligente dos hábitos e opiniões é um elemento importante da sociedade democrática" "As classes manipuladoras são quem verdadeiramente governa" " A sociedade deve ser governada por uma elite extremamente restrita".
O cidadão normal é o melhor dos censores, a sua própria mente actua como barreira entre ele e a realidade, leva-o a ver as coisas não pela sua experiência mas sim pela reacção do grupo a essas mesmas coisas.

A solidão física constitui o verdadeiro terror e isso cria no homem o desejo de identificação com um grupo. O grupo não pensa, o grupo segue aquilo que o líder pensa. O controlo da mente tira partido da tendência humana para a auto-decepção, sentimento de pertença, individualismo e poder de um líder forte. As pessoas precisam sentir-se parte de algo maior que elas mesmas. E, claro, há outro componente importante da propaganda, repetir a mesma mensagem over and over again.

HIONG NU aconselha
PENSA POR TI

2 comentários:

Anónimo disse...

Excelente Blog...

Kontinua =)

**

Anónimo disse...

Um blog inteligente e com conteúdo.
Comecei a fazer recentemente Faculdade de Publicidade e Propaganda, por isso, achei que seu blog apresenta um pensamento amplo e válido, quanto a publicidade e sua influência.